segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Doenças nas unhas

Cerca de 10% das afecções da pele acontecem nas unhas. Devido a localização tão expostas, as unhas sofrem repetidos traumas. Os menores se curam sozinhos, com o tempo. Já os mais graves necessitam de tratamentos profissionais.

Manchas Brancas
São muito comuns e surgem em decorrência de traumas repetidos na matriz da unha, onde é produzida. É possível observar que eles surgem durante o crescimento das unhas e vão saindo. Não é necessário nenhum cuidado especial, além de evitar possíveis traumas.


Manchas de Sangue
Também são bastante comuns e aparecem devido a pequenos traumas que rompem finos vasos de sangue localizados embaixo das unhas. Dessa forma, surgem pequenos pontos de hemorragia, que logo desaparecem. Algumas drogas, como a aspirina, também podem causar essas manchas, mas a maioria é provocada pelos traumas.

Unha Encravada
Aparece comumente no dedão do pé e sua principal causa é a manutenção incorreta das unhas dos pés, aliada a sapatos apertados. Desse modo, o canto da unha se curva para baixo, crescendo para dentro da pele. Algumas vezes provoca dor e infecção. Com isso, pode ser que o caso evolua para um granuloma piogênico, mais conhecido como “carne esponjosa”, que é uma proliferação dos vasos sanguíneos, formando uma lesão tumoral secundária.



Infecção Bacteriana

Os cuidados inadequados com as unhas podem gerar infecções ao seu redor, causando vermelhidão, inchaço e dor ao toque. O contato freqüente com água e produtos químicos também podem causar essas infecções.


Infecção por Fungos
Praticamente metade das doenças das unhas é causada por fungos. São mais comuns nos pés, já que os calçados aquecem demais a região. Geralmente as infecções acontecem embaixo da unha, mas também aparecem na parte de cima e na raiz. As unhas perdem o brilho, se tornam mais espessar e acabam se soltando. Elas também podem descamar e mudar de coloração.



Tumores e Verrugas
Podem surgir em qualquer local da unha, deformando a placa ungueal. Os tumores podem ser benignos ou malignos, nesse último caso, configurando um câncer. Os benignos mais comuns são causados por vírus, e formam uma verruga ungueal. São aplicados produtos químicos específicos que penetram a dobra ungueal e a parte sob a unha. Algumas vezes podem ser necessários processos cirúrgicos.


Psoríase
É uma doença de pele crônica, que pode atingir as articulações e as unhas. Caracteriza-se pela vermelhidão e descamação da pele. Nas unhas, aparecem pequenas depressões, rugosidade, descoloração e descolamento. Surge principalmente nas mãos, e pode ainda causar vermelhidão e descamação das dobras ungueais.



Para manter as unhas sempre saudáveis, é necessário ter o hábito dos cuidados periódicos, sempre deixando-as limpas e secas, para evitar o crescimento de microrganismos indesejados. Quando houver a percepção de alterações na coloração, textura e espessura das unhas, deve-se procurar um profissional de confiança que irá fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mais apropriado.

Um comentário:

  1. - FORTALECEDOR LUXUOSO DE UNHAS –

    COM ACABAMENTO GLAMOUROSO E PROTEÇÃO DE ESMALTES

    Use o Escudo Protetor – Top Coat (Durcisseur vernis Brillant Haute résistance) da linha Ecrinal da França ,especializada e líder de mercado de tratamento das UNHAS FRAGILIZADAS E DETERIORADAS.

    ELE É TAMBÉM PRESCRITO POR DERMATOLIGISTAS.

    É um Verniz também nutritivo e fortalecedor .

    Suas substâncias ativas formam um filme ultra resistente sobre as unhas,servindo de ESCUDO PROTETOR alem de nutri-las. Aporta Metionina e Sílica para tornar as unhas mais saudáveis e resistentes

    ESTUDOS DE EFICACIA MENSURÁVEL

    Efeito imediato: ( percentual de respostas positivas )
    94% com efeito endurecedor
    88% com efeito protetor contra choques
    Uso continuo:
    100% com melhora no brilho dos esmaltes
    90% com melhora na durabilidade dos esmaltes

    Pode ser utilizado como base, se aplicado sobre as unhas não esmaltadas ou como finalizador de alto brilho (TOP COAT), se aplicado sobre as unhas já esmaltadas.

    NÃO CONTEM ACETONA, FORMOL, TOLUENO NEM PARABENO .

    O acabamento e simplesmente glamouroso como a origem dos produtos, produzido em Mônaco, na Rivieira Francesa .
    consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda ):

    www.ecrinal.com ( frances e Ingles )
    www.asepta.com ( da França )
    www.asepta.com.br ( no Brasil )

    A Época Cosméticos no Rio, Drogaria Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet (saisdaterra, dermatan, dermexpress, pharmaweb,... )

    espero ter contribuído de alguma forma


    EXPERIMENTEM O ENDURECEDOR FORTE TOP COAT DA LINHA ECRINAL DE MÔNACO – FRANÇA (DURCISSEUR VERNIS BRILLANT) JUNTO COM O SEU ESMALTE PREFERIDO VOCÊ NUNCA MAIS VAI QUERER TROCAR

    No site www.asepta.com.br na pagina "parceiros" ha inúmeras opções onde comprar.

    ResponderExcluir